Róger, 62 anos, busca atendimento queixando-se de fatigabilidade. Refere sentir-se cansado e associa sua fatigabilidade ao fato de acordar muitas vezes à noite para urinar. Na investigação da noctúria, refere que tem esvaziamento vesical completo, não apresenta disúria e tem consumido muito mais água do que o habitual. No exame físico, percebe-se que o IMC na consulta atual é de 32, frente ao IMC de 34 que apresentava na consulta de 1 ano atrás. Róger não soube explicar a razão de sua perda de peso, uma vez que tem apresentado mais fome e se alimentado mais do que o habitual. Considerando a Razão de Verossimilhança para o diagnóstico de diabetes mellitus, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Roger-62-anos-busca115e750d5b3
A
Hemoglobina glicada (HbA1c) reflete a média dos níveis de glicose no sangue nos últimos 2 a 3 meses e tem alta razão de verossimilhança para o diagnóstico de diabetes, especialmente em casos de hiperglicemia crônica. Um valor de HbA1c ≥ 6,5% é sugestivo para diabetes.
B
Teste oral de tolerância à glicose (TOTG) mede a resposta glicêmica após uma carga de glicose e apresenta alta sensibilidade e especificidade, tornando-o confiável para o diagnóstico de diabetes. Um valor de glicemia ≥ 200 mg/dL, após 2 horas, é sugestivo para diabetes.
C
Embora útil, a glicemia de jejum sozinha tem uma razão de verossimilhança inferior à HbA1c e ao TOTG, pois mede apenas os níveis de glicose em um único ponto do tempo, podendo não capturar o histórico de hiperglicemia.
D
A dosagem de insulina em jejum ou após carga glicêmica é um exame com alta especificidade para diabetes, capaz de identificar resistência à insulina ou hiperinsulinemia antes mesmo da alteração dos níveis de glicose, sendo o exame com maior razão de verossimilhança para o diagnóstico de diabetes.