Ronaldson e colaboradores (2021) realizam uma análise do banco de dados do English Longitudinal Study of Ageing (ELSA) avaliando em 11.391 pessoas a relação entre clusters de multimorbidade física e mudanças em comportamentos sociais ao longo de 15 anos. Quatro grupos de multimorbidade física foram identificados. Todos os clusters de multimorbidade física foram associados a uma redução no envolvimento cultural (por exemplo, visitas a teatro, cinema, museus) ao longo do tempo, com a associação mais forte observada no cluster complexo/multissistêmico (β = -0,26, IC 95% = -0,38 a - 0,15). Resultados semelhantes ocorreram para atividades de lazer. Após ajuste de modelo, a presença de sintomas depressivos atenuou totalmente algumas associações. De acordo com as informações do texto, qual é a natureza deste estudo?
Questão
GO - Processo Seletivo unificado - PSU GO
2023
Residência (Acesso Direto)
Ronaldson123e4c3e446
A
Ecológico de séries temporais, no qual o ano de nascimento da população observada é especificado e as taxas de mudanças de comportamentos sociais em cada cluster são comparadas.
B
Transversal sobre a relação entre agrupamentos de morbidades e comportamentos sociais, em que a maior taxa de prevalência de cluster foi de 26%.
C
Coorte longitudinal prospectivo controlado por variáveis de confusão na análise multivariada, em que a variável desfecho é a mudança no comportamento social.
D
Ensaio clínico, no qual se comparam mudanças em comportamentos sociais conforme presença de clusters de morbidades.