Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Rosa-parecia-cada-vez139f4c2738f
Rosa parecia cada vez pior, a morte do seu filho Mateus foi desoladora. Apesar de estar tentando cuidar melhor das crianças, a cada ida ao posto, sua tristeza fica mais aparente. Em uma das vezes que trouxe Ronaldinho, Rosa não aguenta e começa a chorar. Dr. Armando então, percebe que é hora de avaliar melhor a situação. Ao longo da conversa, Rosa explicita suas dificuldades e confessa: "Antes de ontem, comprei um pouco de chumbinho (veneno de rato, altamente tóxico). Mandei os meninos para casa da vizinha e já olhei um lugar mais afastado, perto do açude para que ninguém me visse. Doutor, eu moro só com os meninos [...] não existe ninguém por mim [...] Não vejo a hora disso acabar [...]". Baseado no relato acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
A
Em geral, pacientes com depressão que comunicam o desejo de morrer tem um traço de histeria associado. A conduta correta é tratar a depressão com um inibidor de recaptação da serotonina e marcar retorno para 07 dias. 
B
O diagnóstico provável é de depressão e existe risco real de suicídio. A ausência de suporte social e o plano elaborado para a tentativa de suicídio indicam a necessidade de internação psiquiátrica.
C
O diagnóstico é de depressão com sintomas psicóticos, sendo necessário o uso de antidepressivo associado à Risperidona.
D
Pacientes que choram em consultas indicam a necessidade de uso de benzodiazepínico. É necessário marcar um retorno em 07 dias para reavaliação.
E
Esse caso pode ser conduzido na Atenção Básica não sendo necessário encaminhamento ao psiquiatra.