Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2023
Residência (Acesso Direto)
S-C-V-18-anos-idade-G1726b276192
S.C.V, 18 anos de idade, G1 P0 A1, soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana e em tratamento antirretroviral, vem à consulta médica com resultado de contagem de linfócitos CD4+ abaixo no valor de 180 células/mm3. A paciente refere preocupação quanto ao risco de câncer de colo do útero. Diante do caso clínico, a conduta correta de acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero é:
A
Realizar imediatamente o exame citopatológico para rastreamento do câncer do colo do útero com intervalos semestrais no primeiro ano de seguimento.
B
Não realizar o exame citopatológico para rastreamento do câncer do colo do útero. Indicar o início à coleta apenas aos 25 anos de idade.
C
Realizar o exame citopatológico para rastreamento do câncer do colo do útero com intervalo de 12 meses. Se dois exames consecutivos forem normais, a mulher deverá retornar à rotina de rastreamento citológico trienal.
D
Indicar o início da coleta do exame citopatológico para rastreamento do câncer do colo do útero quando a paciente completar 20 anos de idade, com intervalos anuais.