Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
SFS-20-anos-procurou94650b90c6
SFS, 20 anos. procurou UBS. para contracepção, nuligesta, sem comorbidades, ciclos menstruais regulares, exames ginecológico, laboratoriais e de imagens (Ultrassonografia transvaginal) normais, iniciou há 40 dias o uso de contraceptivo hormonal combinado oral (gestodeno 75 mcg +etinilestradiol 20 mcg). Retoma a UBS devido a sangramento em pequena quantidade no uso da primeira cartela por 04 dias. Nesta nova cartela, está no quinto comprimido sem sangramento, mas manifestando desejo de troca da medicação por medo de sangrar novamente e o contraceptivo não estar lhe protegendo como o esperado. Qual a orientação adequada para a paciente?
A
Orientar que o sangramento de escape são comuns nos três primeiros meses de uso, e a presença dele não significa que o contraceptivo está com menor eficácia e que a paciente corre risco de gestação.
B
O sangramento de escape é sinal de que a paciente não se adaptou ao contraceptivo e deve ser trocado o mais rápido possível, pois o risco de gestação se torna maior com o maior tempo de uso.
C
É necessária a troca do contraceptivo de imediato, com os mesmos princípios ativos, porém com uma dose hormonal maior, o que irá trazer maior segurança contraceptiva à paciente
D
Não há necessidade de troca do contraceptivo no momento, mas, até que o sangramento de escape não cesse, é recomendada uma outra forma de proteção contraceptiva.