A SMSL foi originalmente definida em 1969 e referia-se à morte súbita em lactentes, sem uma causa identificada. Esses bebês tinham idade semelhante no momento da morte e, comumente, uma forte associação com o sono. Nomear SMSL em vez de chamá-la de "causa desconhecida" facilitou o maior enfoque no apoio dos pais e na realização de pesquisas. Estudos posteriores identificaram que o sono na posição prona é um fator de risco significativo para mortes classificadas como SMSL. Sobre o assunto, assinale a alternativa que traz informações CORRETAS sobre os fatores de risco bem estabelecidos para SMSL.
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2019
Residência (Acesso Direto)
SMSL-foi-originalmente968dbca728
A
As posições prona e lateral são significativamente mais perigosas que a posição supina, pois diminuem o risco de hipercapnia, hipóxia e hipertermia durante o sono.
B
O uso de assentos de carro para dormir também aumenta o risco de SMSL assim como o uso de materiais de cama macios, como travesseiros e cobertores.
C
A exposição ao tabagismo pós-natal está fortemente associada à SMSL. Por outro lado, a exposição ao tabagismo durante o pré-natal não parece ter associação com esse desfecho.
D
A doença mental materna e o abuso de drogas ilícitas pela mãe não são preditores de SMSL; ao contrário, o uso de álcool materno é um fator de risco bem estabelecido.
E
Outros fatores de risco para SMSL incluem sexo feminino, pobreza, baixo peso ao nascer e ausência de pré-natal ou incompleto.