Sabe-se que muitas vezes o motivo de consulta informado pelo paciente não é a principal preocupação. O paciente pode apresentar dificuldade para revelar o real motivo de consulta devido à vergonha ou medo, o que pode ser chamado de “agenda oculta”. Segundo o Método Clínico Centrado na Pessoa, para explorar melhor os aspectos subjetivos da doença, é correto afirmar:
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2016
Residência (Acesso Direto)
Sabe-que-muitas-vezes59a899c9cc
A
É importante que o médico formule perguntas fechadas desde o início para conseguir chegar mais rápido à preocupação do paciente.
B
Quando o motivo informado de consulta é grave, é melhor abordar a “agenda oculta” na consulta seguinte, deixando registrado no prontuário.
C
É relevante uma aliança terapêutica, repetindo a explicação do plano terapêutico várias vezes até o paciente dizer que compreendeu
D
Perguntar para o paciente o que ele acha que é seu problema pode causar insegurança e desestabilizar a relação médico-paciente.
E
Fazer a prevenção de demandas aditivas no início da consulta pode evitar que o motivo oculto de consulta apareça apenas no final.