Samyra, uma senhora de 89 anos, vive em uma instituição para idosos devido à insuficiência familiar. Seu histórico revela ser portadora de DM, HAS, com histórico de 2 AVE isquêmicos prévios, que deixaram sequela grave e dependência completa para atividades de vida instrumentais e parcial para atividades de vida diária. Ela é portadora de DM insulinorrequerente, fazendo uso de Insulina NPH 20UI pela manhã e 10UI à noite. Sua última HbA1c foi de 8,8%, coletada 15 dias antes da visita do médico, quando sua cuidadora lhe mostrou um mapa glicêmico com as últimas 10 medidas em jejum, com valores variando entre 45 a 285mg/dl – a cuidadora também relata que ela não apresentou nenhum sintoma nesse período. Sobre o alvo terapêutico dessa paciente, bem como seu ajuste de insulinas, é correto afirmar que
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Samyra-senhora-89-anos12460509da1
A
o alvo de A1c deve ser inferior a 7%, pois trata- se de uma paciente de muito alto risco cardiovascular. Deve-se aumentar a dosagem da insulina em 10% e buscar aumentar o número de medidas de glicemia, preferencialmente para 3x ao dia.
B
o alvo de A1c deve ser inferior a 7%, pois trata- se de uma paciente de muito alto risco cardiovascular. Devido ao episódio de hipoglicemia, deve-se ajustar suas dosagens de insulina, reduzindo a dose em 10 a 20% e buscar outras formas de controle glicêmico, como medicamentos orais.
C
o alvo de A1c deve ser 8% ou mais alto, pois trata-se de pessoa com expectativa de vida reduzida devido à idade e comorbidades. O objetivo, portanto, da terapia da diabetes é principalmente prevenir complicações de curto prazo. As dosagens de insulina devem ser aumentadas e redistribuídas com o objetivo de evitar ao máximo episódios de hiperglicemia.
D
o alvo de A1c deve ser até 8% ou mais alto, pois trata-se de pessoa com expectativa de vida reduzida devido à idade e comorbidades. O objetivo, portanto, da terapia da diabetes é principalmente prevenir complicações de curto prazo. As dosagens de insulina devem ser diminuídas e redistribuídas com o objetivo de evitar ao máximo episódios de hipoglicemias.
E
o alvo de A1c deve ser até 8% ou mais alto, pois trata-se de pessoa com expectativa de vida reduzida devido à idade e comorbidades. O objetivo, portanto, da terapia da diabetes é principalmente prevenir complicações de curto prazo. As dosagens de insulina devem ser mantidas e deve ser administrada glicose 50% via oral quando houver episódios de hipoglicemia.