Sobre a Saúde Mental e a Saúde da Família, identifique com V. (Verdadeiro) ou F (Falso) cada parágrafo abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Desde a sua criação, no anos 1980, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem passando por inúmeras transformações, com vistas a se materializar como uma política pública democrática e universal. A Estratégia Saúde da Família surge no final dos anos 80 e é um modelo reorientador da atenção e do processo de trabalho das equipes das unidades básicas de saúde visando expandir, qualificar e consolidar os cuidados secundários em saúde. Reafirma-se o papel central da atenção básica como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede de atenção à saúde.
( ) Todavia se reconhece a persistência de inúmeras barreiras organizacionais que dificultam a efetivação do acesso, integração e resolubilidade na Estratégia Saúde da Família (ESF). Frente à necessidade de incremento das práticas de cuidado sob responsabilidade das equipes de saúde da família (eSF), o Ministério da Saúde (MS) criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O NASF destaca-se por se caracterizar não somente como inovação, mas por seu lugar na ampliação das práticas em Saúde Mental, entre outras áreas.
( ) Os NASF’s são formados por profissionais da mesma área de conhecimento da Saúde Mental, que devem atuar de forma independente à rede de serviços de saúde, tornando-se mais potentes e resolutivos. Cabe salientar que, em 2017, a partir da revisão das diretrizes para a organização da atenção básica, o NASF passou a ser chamado de Núcleo Ampliado de Saúde da Família, visando assim aproximá-lo de uma vertente mais voltada à promoção e prevenção dos agravos e não assistencialista.