Secundigesta, 37 semanas, hipertensa em uso de alfametildopa, procura o PS com queixa de ausência de movimentação fetal há 2 horas. Ao exame, PA: 120 x 80 mmHg, altura uterina de 31 cm, e a cardiotocografia mostra acelerações transitórias com linha de base 140 bpm e variabilidade de 15 bpm. À ultrassonografia observa-se presença de movimentação fetal, ausência de movimentos respiratórios, feto com tônus em flexão e índice de líquido amniótico de 12 cm. Pode-se afirmar que
Questão
SP - Hospital Sírio-Libanês - HSL
2024
Residência (Acesso Direto)
Secundigesta-377771427f1b
A
ambos os testes mostram feto com vitalidade fetal comprometida, indicando-se repetição dos exames após a paciente se alimentar.
B
a cardiotocografia é tranquilizadora e a nota do perfil biofísico fetal é 8, indicando boa vitalidade fetal. A paciente pode voltar para casa e seguir o pré-natal.
C
ambos os testes mostram feto com vitalidade fetal preservada, mas o quadro clínico sugere monitorização com cardiotocografia diária.
D
a cardiotocografia é tranquilizadora, mas a nota do perfil biofísico fetal é 6. A paciente deve ser referenciada para dopplerfluxometria obstétrica.
E
a carditocografia sugere sofrimento fetal, mas a nota do perfil biofísico é 7, indicando moderada vitalidade fetal. A paciente deve repetir a monitorização da cardiotocografia em 24 horas.