Secundigesta, 40 semanas de gestação é admitida em trabalho de parto, com expulsão do feto após 4 horas da internação. Em relação ao manejo ativo do 3º período clínico do parto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (2018) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia (2018), as recomendações sobre a via e o momento da administração de ocitocina para prevenção de hemorragia pós-parto (HPP) e o momento de realizar a tração controlada do cordão são, respectivamente:
Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2025
Residência (Acesso Direto)
Secundigesta-407668a3c8bc
A
Administrar 10 Ul de ocitocina intramuscular somente nos casos de risco para a ocorrência de HPP e realizar a tração controlada do cordão nos casos de retenção placentária.
B
Não administrar 10 Ul de ocitocina intramuscular ou intravenosa, aguardar o desprendimento e expulsão fisiológicos e realizar a tração controlada do cordão em todos os casos, além do contato pele a pele.
C
Administrar 10 Ul de ocitocina intramuscular ou intravenosa após o desprendimento do ombro posterior em todos os partos e tração controlada do cordão após os sinais de separação da placenta.
D
Não administrar 10 Ul de ocitocina intramuscular ou endovenosa e não realizar a tração controlada do cordão. Aguardar o desprendimento e expulsão fisiológicos. Estes procedimentos não diminuem a incidência de HPP.