Segundo o Medical Subject Headings (MeSH), comorbidade é definida como a presença de doenças coexistentes ou adicionais com referência a um diagnóstico inicial ou a uma condição-índice que seja o sujeito de estudo; multimorbidade, por sua vez, diz respeito às interações complexas de múltiplas doenças coexistentes.
Sobre o conceito de multimorbidade no contexto da Atenção Primária à Saúde, atribua V. (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A multimorbidade está associada a um aumento na complexidade do cuidado e na necessidade de coordenação entre diferentes serviços de saúde.
( ) Na Atenção Primária à Saúde, a atenção para as categorias de doenças específicas e isoladas é mais importante e mais prevalente do que a necessidade de olhar para condições coexistentes, a exemplo dos agendamentos programáticos para o cuidado de pessoas com hipertensão arterial, diabetes, tuberculose, entre outras.
( ) Fragmentação dos cuidados, má adesão ao tratamento, aumento no risco de interações medicamentosas, incompatibilidade de diferentes tratamentos e risco aumentado de efeitos colaterais são exemplos de dificuldades a que o paciente com uma condição-índice única corre o risco de ser submetido durante o seu cuidado em saúde.
( ) Diante de um paciente com multimorbidade, a decisão compartilhada do plano de cuidados não é o melhor modelo de atendimento, visto que uma abordagem em demasia centrada na pessoa, nesses casos, deixa de fora patologias e índices clínicos importantes de serem tratados e abordados.
( ) A maioria das consultas na atenção primária envolve pacientes com múltiplas doenças crônicas.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.