Questão
MG - Casa de Caridade de Alfenas NSP Socorro - CCANSPS
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Segundo-Organizaca695bcbd2b8
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a quarta principal causa de morte, depois de infarto do miocárdio, câncer e doença cerebrovascular. Entre as principais causas de morte, é a única que está aumentando, prevendo-se que se torne a terceira em 2020, devido ao aumento do tabagismo nos países em desenvolvimento e ao envelhecimento da população. Com relação à DPOC podemos afirmar que:
A
O diagnóstico de DPOC é feito com base em sinais e sintomas respiratórios crônicos, na presença de fatores de risco para a doença, associados a distúrbio ventilatório irreversível de tipo restritivo à espirometria (relação Volume Expiratório Forçado em 1 segundo (VEF1) /Capacidade Vital Forçada (CVF) inferior de 0,80 após teste com broncodilatador (BD), em situação clínica estável.
B
A base do tratamento medicamentoso são os broncodilatadores por via inalatória, os quais proporcionam alívio sintomático. Na presença de sintomas leves e intermitentes, recomendam-se preferencialmente ao B2CA (Broncodilatadores agonistas beta-2 de curta ação) em esquema de administração conforme a necessidade.
C
As intervenções para cessação do tabagismo devem ser priorizadas em todos os níveis de atenção, embora não existam evidências que o tabagismo ativo reduza significativamente a efetividade das intervenções terapêuticas na DPOC.
D
A Classificação da gravidade da DPOC é estratificada por Estágios I (Leve), II (Moderada), III (Grave) e IV (Muito Grave) definida pelos percentuais da Capacidade Vital Forçada (CVF).