Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC) ainda se configuram como a causa mais comum de morbidade e mortalidade em bebês e crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Em 2022, observou-se um aumento nos casos de pneumonias, com evolução rápida e grave entre as crianças. Sobre essa condição clínica na faixa etária pediátrica, é INCORRETO afirmar que:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2023
Residência (Acesso Direto)
Segundo-Sociedade61c47bd103
A
A pneumonia afebril do lactente é comum nos bebês entre 2-3 meses e deve ser considerada naqueles lactentes com estado geral preservado, histórico de conjuntivite, quadro de tosse seca e eosinofilja periférica associada.
B
O diagnóstico das PAC & eminentemente clínico valorizando sobretudo a taquipneia, dispensando a realização de radiografia de tórax, que deve ser reservada para os casos graves que demandam internação.
C
Os vírus são os principais agentes etiológicos das PAC em crianças de até 5 anos, sendo a coinfecção vírus-vírus e vírus-bactéria cada vez mais descrita.
D
A pesquisa de complicações como derrame pleural, abscesso e necrose pulmonar não é necessária diante da persistência da febre e da queda do estado geral em vigência de tratamento ambulatorial para PAC.