Segundo dados da OMS para reduzir a incidência do câncer de colo uterino há necessidade de cobertura mínima de 80% da população-alvo, seguidos de diagnóstico e tratamento adequados. No Brasil, a incidência desta patologia permanece em níveis crescentes, apesar da oferta da vacinação contra o HPV desde 2006 (em clínicas particulares) e 2014 (no serviço público) e da publicação das ""Diretrizes para rastreamento do câncer de colo de útero"" pelo Ministério da Saúde. Assinale a afirmativa CORRETA:
Questão
RJ - Hospital Unimed Rio
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Segundo-dados-OMS-para77bec4c5c6
A
O exame de Papanicolau pode ser colhido em qualquer fase do ciclo menstrual (sem preferência, sempre em ausência de sangramento uterino e solicitado à paciente prazo de 48h de abstinência sexual, utilização de duchas e medicamentos intravaginais
B
A citologia realizada em meio líquido apresenta maior sensibilidade que a citologia convencional, porque apresenta menor taxa de inadequação das lâminas.
C
Os testes de DNA-HPV (teste reflexo ou co-teste deveriam ser realizados como rastreio em todas as mulheres, independente da faixa etária.
D
Acredita-se que a crescente incidência do câncer cervical em nosso país se deva à falta de um programa organizado de prevenção primária (com busca ativa da população-alvo, melhora da qualidade da coleta e da avaliação citológica e à adequada prevenção secundária e terciária (seguimento e tratamento das pacientes com alterações.