Segundo os dados epidemiológicos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é a neoplasia mais incidente nas mulheres da região Norte, excluindo-se os cânceres de pele não melanoma. Este panorama regional é agravado pela deficiência de centros oncológicos públicos na região Norte, aumentando os índices de mortalidade por esta doença. Entre as medidas preventivas, está o rastreamento sistemático de mulheres em grupo de risco. A respeito das últimas diretrizes do INCA para o rastreamento do câncer de colo do útero no Brasil, é correto afirmar:
Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2019
Residência (Acesso Direto)
Segundo-dados90cfc076cd
A
Toda mulher que iniciou a vida sexual deve fazer o exame citopatológico a cada 12 meses até a idade de 74 anos.
B
Mulheres com vida sexual ativa a partir dos 21 anos devem fazer o rastreamento citopatológico a cada dois anos, após dois exames negativos com intervalo de 6 meses.
C
Mulheres HIV positivas devem fazer o rastreamento assim que iniciarem a vida sexual a cada 12 meses após dois exames negativos com intervalo de 6 meses, desde que o CD4 esteja ≥ 200 células/mm³.
D
Mulheres na pós-menopausa que não fazem uso de terapia hormonal estão dispensadas do rastreamento.
E
Mulheres grávidas podem fazer o exame citopatológico a partir da 12ª semana de gestação, dispensando a coleta endocervical.