Senhora de 55 anos, vem para consulta ginecológica de rotina. Refere que seu útero foi retirado cirurgicamente aos 45 anos por sangramento menstrual aumentado. Ao examiná-la você encontra PA: 120/80mmHg, IMC de 29 e cintura abdominal de 0,95m. Queixa-se de dores recentes nos joelhos. A principal informação do histórico familiar é de que sua mãe morreu devido a um infarto agudo do miocárdio. No retorno você verifica que os exames de imagem e laboratoriais inclusive glicemia e lipidograma estão normais. Qual o diagnóstico e que orientações terapêuticas são indispensáveis para ela?
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Senhora-55-anos-vem914bdd16c0
A
O diagnóstico é de sobrepeso, orientar a mudança dos hábitos de vida corrigindoerros alimentares e exercícios físicos sem impacto.
B
Orientar sobre a normalidade dos exames e orientar retorno em um ano para novarotina, tranquilizando em relação ao risco coronariano.
C
O diagnóstico é de sobrepeso, orientar mudança de hábitos de vida na questãoalimentar mas contraindicar exercícios físicos para evitar o trauma nos joelhos.
D
O diagnóstico é de sobrepeso, indicar o uso de orlistate e orientar a realização deatividade física regular para reduzir o risco cardiológico rapidamente.
E
O diagnóstico é de obesidade considerando a cintura abdominal, orientar o uso deorlistate para perder ao menos 5 kg para então iniciar a atividade física.