Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Sergio-60-anos84e07943ab
Sérgio, 60 anos, hipertenso, com história de cirurgia bariátrica aos 52 anos, iniciou há cerca de 6 horas um quadro de dor lombar intensa com irradiação para flanco e testículo esquerdos associado a náuseas e vômitos. Relata também quadro de hematúria macroscópica. Nega febre. Ao exame físico: regular estado geral (REG), hidratado, taquicárdico. PA: 160x90 mmHg. Abdome: globoso, distendido, peristáltico, timpânico, doloroso difusamente à palpação, massas e visceromegalia não palpáveis, sem sinais de irritação peritoneal. Giordano positivo. 

A conduta mais adequada para o caso seria:
A
Iniciar a analgesia preferencialmente com opiáceo, devido a intensidade do quadro álgico e prescrever hidratação venosa para terapia expulsiva da litíase urinária.
B
Prescrever anti-inflamatório não esteroide (AINE) para analgesia e tansulosina para terapia expulsiva e restrição hídrica, na fase de dor.
C
Prescrever AINE para analgesia e doxazosina para terapia expulsiva. Devido a maior risco de recorrência de litíase pela história de cirurgia bariátrica realizar avaliação bioquímica.
D
Prescrever opiáceo para analgesia e tansulosina para terapia expulsiva. Após expulsão do cálculo renal, recomendar diurético tiazídico para prevenção secundária de litíase renal.