Seu André tem 62 anos. Vem a USF devido a um quadro de tosse e expectoração. No acolhimento, é classificado como síndrome gripal, em meio ao momento de aumento de casos de COVID, e encaminhado para atendimento médico do dia. Na consulta, Seu André que é eletricista e procedente de João Pessoa, refere a doutor Bruno que está tosse há 2 meses com secreção esbranquiçada, principalmente, na madrugada. Chega a usar um recipiente ao lado da cama para escarrar a secreção. Além disso, relata que tudo começou há vários meses com um desconforto no peito e tosse seca há vários meses. Nega febre durante todo esse tempo e que não teve alteração do seu peso. Além disso, é tabagista desde os 16 anos de idade. Considerando o caso descrito, assinale a melhor alternativa:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2023
Residência (Acesso Direto)
Seu-Andre-tem-62-anos133f6c19cfe
A
Independente do quadro clínico, o seu André por ser tabagista e ter mais de 50 anos deve realizar rastreamento para câncer de pulmão.
B
Seu André deve ser considerado um sintomático respiratório e, então, realizar a coleta de duas amostras de escarro para baciloscopia ou teste rápido molecular para TB.
C
Baseando-se no princípio da demora permitida, doutor Bruno deveria fazer uma prova terapêutica com broncodilatadores devido alta probabilidade de DPOC.
D
O médico deve considerar o momento epidemiológico e diagnosticar como quadro de síndrome gripal e tratar com sintomáticos. Além de alertar sobre o aparecimento de sinais de alerta.
E
Devido ao paciente apresentar quadro sugestivo de Asma, deve ser classificado a gravidade da crise e medicado de acordo com seu estado.