Sheila, 26 anos, residente no bairro do Mandacaru com marido, Igor, e filho de 3 anos de idade, Enzo. Após avaliar um resultado de VDRL no pré-natal positivo o médico realiza perguntas sobre práticas sexuais dela e do marido, Sheila começa a chorar e revela estar sendo traída. O marido nunca quis que ela trabalhasse, relata para os familiares dela que ela não tem capacidade para trabalhar fora e que só serve para trabalhar Iimpando a casa. Depois de ficar desempregado, tem bebido bastante e chegou a agredi-la fisicamente duas vezes nos últimos 06 meses. Analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa que realiza a avaliação correta sobre as mesmas.
| - No caso relatado acima a violência foi iniciada nos últimos 06 meses
II - A notificação de violência doméstica, sexual ou outras à vigilância epidemiológica é compulsória no caso de violência contra criança, adolescente, mulher ou pessoa idosa.
III. - A mensagem clara de que a violência é sempre errada e de que ninguém pode ser culpado por sofrer violência é primordial. Deve-se evitar a banalização, ou relativização do que venha a ser violência.