Sobre a Síndrome de Munchausen por procuração, assinale a alternativa verdadeira.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga - SCMV
2021
Residência (Acesso Direto)
Sindrome-Munchausen112abc0c7e
A
A Síndrome de Munchausen por procuração é uma doença autossômica dominante que acomete 1 a cada 30 mil nascidos vivos, atingindo igualmente ambos os sexos. Caracteriza-se por anomalias no fígado, coração, olhos, face e esqueleto
B
A síndrome de Munchausen por procuração em sua maioria quase absoluta, perpetrada pela mãe da criança. Pode ser produzida por dois mecanismos diferentes: a simulação de sinais, como no caso de falsificação de amostras (por exemplo, adicionar sangue menstrual ou açúcar na urina da criança) e a produção de sinais, como no caso de administrar medicamentos ou substâncias que causam sonolência ou convulsões. Devese suspeitar da ocorrência da síndrome de Munchausen por procuração diante das seguintes situações: Doença com características que indicam persistência ou recidivas; Relatos de sintomas não usuais, quase sempre descritos de forma dramática; Dificuldades em classificar as queixas dentro de uma linha de raciocínio diagnóstico coerente; Sinais que surgem sempre quando a criança está com uma mesma pessoa; Os demais parentes e os profissionais só constatam o quadro já consumado; Resistência e insatisfação com o tratamento preconizado e insistência para a realização de diversos procedimentos.
C
A síndrome de Munchausen por procuração é uma forma especial de mau-tratamento e consiste em lesões cerebrais que ocorrem quando a criança, em geral menor de 6 meses de idade, é sacudida por um adulto.
D
A síndrome de Munchausen por procuração é todo ato ou jogo sexual, relação heterossexual ou homossexual cujo agressor está em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criança ou o adolescente. Tem por intenção estimulála sexualmente ou utilizá-la para obter satisfação sexual. Estas práticas eróticas e sexuais são impostas à criança ou ao adolescente pela violência física, por ameaças ou pela indução de sua vontade.