Síndrome do intestino irritável, dispepsia funcional, dor torácica funcional de origem esofágica presumida e pirose funcional são caracterizadas por sintomas crônicos e recorrentes de dor e desconforto referidos ao abdome inferior, epigástrio e abdome superior e região retroesternal, respectivamente. Elas pertencem à família de distúrbios gastrintestinais (GI) funcionais (também chamados de distúrbios do eixo cérebro-intestino) que compreendem um amplo espectro de distúrbios gastrintestinais crônicos frequentemente sobrepostos que são comuns tanto na população adulta quanto na pediátrica. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
PR - Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu - SMS
2024
Residência (Acesso Direto)
Sindrome-intestino8397cf2b84
A
Respostas autônomas e neuroendócrinas anormais a estressores psicossociais são uma característica fundamental dos distúrbios GI funcionais e podem desempenhar um papel importante tanto em sua causa quanto em sua exacerbação.
B
Sintomas psicológicos e diagnósticos psiquiátricos, como transtornos de ansiedade (p. ex., transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e síndrome de estresse póstraumático), depressão, somatização, hipocondria e fobias, são mais comuns em pacientes com síndrome do intestino irritável, mesmo em pacientes levemente sintomáticos.
C
O tratamento sintomático tenta normalizar o ritmo intestinal e diminuir a dor abdominal, em parte fornecendo ao paciente uma explicação biológica plausível para seus sintomas, bem como a garantia de que os sintomas são reais e o prognóstico é benigno. Modificações dietéticas e de estilo de vida não são estratégias de intervenção úteis nesse 7 caso, pois o tratamento farmacológico é o mais eficaz.
D
Em pacientes com síndrome do intestino irritável com predominância de constipação intestinal e disfunção defecatória associada, o toque retal pode revelar contração paradoxal do músculo puborretal ou diminuição da descida do assoalho pélvico ao simular defecação.