Questão
SP - PUC Sorocaba
2019
Residência (Acesso Direto)
Sindrome-toracica87432a63be
Síndrome torácica aguda (STA)é a segunda principal causa de hospitalização e a maior causa de internação em centro de terapia intensiva e mortalidade precoce em falciformes. Aproximadamente metade dos pacientes apresentará STA durante sua vida e parte deles terá quadros recorrentes. O Rx abaixo foi obtido de um paciente falcêmico de 22 anos, que está no segundo dia de uma internação, devida à crise álgica em ombro e região intercostal, mas que começou a apresentar desconforto respiratório. 



Baseado nestes dados, qual alternativa abaixo é correta?
A
 A transfusão de concentrado de hemácias ou a transfusão de troca devem ser evitadas, devido ao risco de elevação da hiperviscosidade sanguínea.
B
 Devido à dificuldade da definição etiológica e à gravidade do quadro, está comumente indicada terapia empírica com cefalosporina de terceira ou quarta geração, associada ou não a macrolídeo.
C
 O risco aumentado de infecções por microorganismos encapsulados nos doentes falciformes, principalmente do trato respiratório, sugere como uma boa opção terapêutica para tratamento empírico, a associação de Oxacilina com Cefalotina ou Ciprofloxacina.
D
 Mesmo que haja evidência clínica de broncoespasmo, o uso de bronco dilatadores é contra indicado nestes pacientes.