Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são ferramentas que nos permitem trabalhar de maneira integrada, articulada e estratégica com uma gama de dados de extrema importância para a gestão do sistema de saúde. Sobre eles é correto afirmar, EXCETO, que:
Questão
PB - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC)
2017
Residência (Acesso Direto)
Sistemas-Informaca-Sau41c1361dda
A
Os bancos de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) armazenam uma série de dados, respectivamente, sobre óbitos (por exemplo, local de ocorrência e residência, causa básica e associada) e nascimentos (por exemplo, idade materna, peso ao nascer), sendo importantes fontes para o cálculo de indicadores empregados rotineiramente na avaliação em saúde (por exemplo, mortalidade infantil e mortalidade proporcional por causa).
B
O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) tem por objetivo gerar dados administrativos sobre pacientes internados (por exemplo, idade, sexo) e sobre a internação (por exemplo, hospital, tempo de permanência hospitalar, diagnóstico).
C
O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), cujo objetivo é o controle da produção ambulatorial, não traz informações individualizadas, fornecendo apenas o número de procedimentos por grupo de procedimento ambulatorial.
D
É possível classificar os bancos de dados gerados pelos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) em três tipos: epidemiológicos, administrativos e clínicos.
E
O Sistema de Informação sobre a Atenção Básica (SIAB) é territorializado, permitindo, dessa forma, o cálculo de indicadores de saúde relativos à população adscrita a uma equipe de saúde da família.