O Sleeve gástrico e o Bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux podem ser indicados para o tratamento da obesidade e suas comorbidades associadas. Em relação ao manejo e indicações cirúrgicas, assinale a assertiva CORRETA:
Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2020
Residência (Acesso Direto)
Sleeve-gastrico-Bypass368cb57b14
A
O Sleeve gástrico não envolve desvios do trânsito intestinal, como do arco duodenal e jejuno proximal no Bypass gástrico, portanto, não se justifica a reposição de micronutrientes no pós-operatório.
B
Em pacientes com índice de Massa Corpórea (IMC entre 40 e 50 kg/m² portadores de diabetes melitus e hipertensão arterial sistêmica não se recomenda o emprego do Sleeve gástrico no tratamento da obesidade.
C
O emprego do Sleeve gástrico como primeira opção cirúrgica em pacientes obesos candidatos à cirurgia bariátrica inviabiliza a possibilidade de realizar o Bypass gástrico numa eventual reabordagem cirúrgica.
D
O Bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux pode ser empregado em alguns pacientes com diabetes melitus com índice de Massa Corpórea (IMC entre 30 e 35 kg/m² como cirurgia metabólica.