Questão
MG - Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Hospital de Clínicas de Uberlândia - HCU)
2013
Residência (Acesso Direto)
Sr-Leandro-83-anos-foi11319d9a2a8
Sr. Leandro, 83 anos, foi submetido à laparotomia exploradora por apresentar abdome agudo inflamatório com peritonite generalizada, em decorrência de perfuração de intestino delgado por espinha de peixe. No 15º dia de pós-operatório apresentou fístula entérica. Ao exame, encontra-se emagrecido, afebril e hidratado. FR = 23 irpm e FC = 90 bpm. O abdome está pouco distendido, flácido e sem sinais de irritação peritoneal e evidencia-se saída de secreção entérica do tipo bilioso com débito de 150 ml nas últimas 24 horas. Tem uma infecção de parede abdominal com saída de secreção purulenta. A fistulografia identificou um trajeto longo, com orifício único em íleo terminal. Em relação à conduta, assinale a alternativa CORRETA:
A
Realizar tomografia de abdome e programar reintervenção cirúrgica.
B
Suspender dieta oral, iniciar alimentação parenteral total e aguardar 2 (duas) semanas para o fechamento cirúrgico.
C
Suspender dieta oral, solicitar exames de rotina, otimizar hidratação do paciente e aguardar 48 horas para avaliar a indicação de suporte nutricional.
D
Suspender dieta oral, hidratação rigorosa, posicionar sonda nasoentérica em jejuno proximal e iniciar dieta semielementar.
E
Suspender dieta oral, iniciar alimentação parenteral total e aguardar 6 (seis) semanas para observar se houve fechamento da fístula.