Sr. Rudá, 63 anos, procura a Unidade de Saúde para renovar a receita de medicações (Losartana 50mg + Hidroclorotiazida 25mg, pela manhã + Amlodipina 5mg, ao deitar) e se queixa de dor no peito há cerca de 12 horas, iniciada durante seu trabalho como mecânico. Já teve o mesmo sintoma em outras ocasiões. Neste paciente, é correto afirmar que
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência (Acesso Direto)
Sr-Ruda-63-anos59a4df9c20
A
trata-se muito provavelmente de uma angina instável, uma vez que a dor torácica apresenta-se intermitentemente.
B
os anti-hipertensivos em uso estão em dose baixa, mas não poderão ser aumentados com segurança em virtude da presença de sinais e sintomas suspeitos de hipopotassemia.
C
a Síndrome Coronariana Aguda é um diagnóstico diferencial que deverá ser considerado, já que é portador de, ao menos, dois fatores de risco cardiovascular: idade e hipertensão arterial.
D
por se tratar de um provável portador de hipertensão arterial, deverá ser avaliado seu risco cardiovascular na recepção. Caso seja identificado alto risco cardiovascular, deverá ser prescrita uma dose de AAS 100mg, ainda antes da consulta médica.
E
dores osteomusculares justificam o quadro clínico, dada a atividade laboral do paciente, devendo, por isso, ser prescrito ibuprofeno 600mg três vezes ao dia por 7 dias, já que se trata de um medicamento seguro e com baixo risco de efeitos adversos.