Questão
SP - Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - HMMG
2018
Residência (Acesso Direto)
TCE-Traumatismo34b404992c
O TCE (Traumatismo Intracraniano) é a maior causa de morte e invalidez em crianças e adultos nas idades mais produtivas. A mortalidade está associada a lesões primárias ou secundárias.

Sobre isso, é INCORRETO afirmar que:
A
Hematomas extradurais são relativamente raros, estando presente em menos de 1%dos pacientes com traumatismos cranianos, na maioria das vezes se localizam na região temporoparietal e resultam da laceração da artéria meníngea média, na apresentação clínica pode ser presente o intervalo lúcido.
B
Hematomas subdurais são mais comuns, ocorrendo em aproximadamente 30% dostraumatismos cranianos graves. Resultam frequentemente do rompimento de uma veia de ligação entre o córtex cerebral e um canal de drenagem venosa. Tem aspecto tomográfico caracterizado por imagem biconvexa.
C
A maioria dos hematomas intraparenquimatosos ocorre no lobo frontal e temporal. Natomografia, aparecerá como uma área hiperdensa. Muitos hematomas podem ser de formação retardada, aparecendo na tomografia apenas 24 horas após o traumatismo.
D
A lesão axonal difusa é causada por forças opostas afetando axônios que atravessamgrandes áreas do tronco cerebral, levando a disfunção do Sistema Reticular Ativador Ascendente (SRAA).