Questão
RJ - Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP - UNIFASE
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Telma-30-anos-e20460188739
Telma, 30 anos, é conhecida do Dr. João, que acompanha seus dois filhos pequenos, e acompanhava seu pai, que esteve acamado por um AVC e faleceu há seis meses. Ela consultou algumas vezes para escolha de método contraceptivo. Telma sempre pareceu muito forte, ágil, decidida. Dessa vez chega abatida, semblante tenso e preocupado. "Dr., preciso muito da sua ajuda, não me sinto bem, já faz mais de um mês, mas agora piorou, tô muito desanimada, não consigo mais fazer minhas coisas, sinto que não vou dar conta. Se pudesse me enfiava embaixo da cama e não saia mais." Dr. João ouve atentamente, sem interromper, demonstrando interesse pela narrativa dela. Telma continua: "Ando muito irritada, ansiosa, brigo com todo mundo, meu marido já não me aguenta, no trabalho também não. A noite fico pensando num monte de coisas e não consigo dormir. Sei lá, Dr., será que é depressão?". Dr. João pensa em responder, mas se contém, e Telma avança, "Mas acho que pode ser do cansaço, também, pois não parei mais desde que o pai ficou doente; cuidar dele, das crianças, trabalhar fora e, agora (começa a chorar), o Rogério (o marido) desempregado." Qual o diagnóstico de Telma e a conduta adequada na situação?
A
Episódio depressivo maior e deve ser prescrita uma combinação de antidepressivo e benzodiazepínico.
B
Episódio depressivo leve e deve ser prescrito apenas um antidepressivo que a longo prazo poderá minimizar a insônia.
C
Sofrimento psíquico que merece ser medicado com benzodiazepínicos para o combater a insônia e permitir que Telma se recupere.
D
Sofrimento psíquico que prescinde, no momento, de tratamento medicamentoso podendo-se ofertar novas consultas em breve para escuta e acolhimento.