Questão
SP - Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (Hospital Electro Bonini - HEB)
2014
Residência (Acesso Direto)
Tetano-doenc3176806d75
O Tétano, doença infecciosa não contagiosa, habitualmente é conduzido em unidades especializadas de pacientes críticos, por necessitar de equipe qualificada na sua condução. Em relação ao seu tratamento é incorreto afirmar:
A
Penicilina cristalina e metronidazol são os antibióticos habitualmente empregados, objetivando erradicar os bacilos ainda existentes em focos infecciosos.
B
Imunoglobulina hiperimune antitetânica, preferencialmente homóloga, deverá sempre ser empregada com a finalidade de neutralizar toxina tetânica ainda circulante.
C
Desbridamento cirúrgico de focos existentes só deverão ser realizados após a administração de imunoglobulina antitetânica hiperimune.
D
Sedação com benzodiazepínicos e neurolépticos e uso de agentes bloqueadores neuromusculares são usualmente empregados para o controle dos espasmos paroxísticos que costumam ocorrer nos casos mais graves.
E
Após resolução da doença, os pacientes não necessitam receber vacinação antitetânica, pois estão naturalmente imunizados por período de aproximadamente 10 anos.