Questão
Órgão
2024
Concursos para Médicos
Texto-18A1Um-homem-72172f01d62ad
Texto 18A1

Um homem de 72 anos de idade foi atendido em consulta ambulatorial com dor precordial havia cerca de 2 anos, em aperto, sem irradiação, desencadeada inicialmente apenas quando empurrava o guarda-roupa. Há 1 ano, a dor passou a ser desencadeada por esforços, como andar por mais de quatro quadras até a padaria, aliviada ao parar a caminhada, mantida nesse ano, mas sem aparecer no repouso nesse período. É tabagista atual e hipertenso e diabético de longa data, em uso desde o diagnóstico de indapamida e metformina. Ao exame físico, apresentou bom estado geral, corado, hidratado, pressão arterial de 122 mmHg × 78 mmHg, frequência cardíaca de 88 batimentos por minuto, exame do precórdio sem alterações na inspeção ou palpação, ictus cordis na linha hemiclavicular esquerda 5.º espaço intercostal com duas polpas digitais de extensão, normoimpulsivo, o ritmo cardíaco era regular em 2 tempos com bulhas normofonéticas sem sopros.

A partir do caso clínico descrito no texto 18A1 e considerando os fatores de risco para a doença cardiovascular aterosclerótica, assinale a opção correta.
A
A cessação do tabagismo não acarretará em redução do risco de eventos cardiovasculares ateroscleróticos para o paciente, uma vez que ele já possui manifestações clínicas de doença aterosclerótica.
B
O risco de eventos cardiovasculares ateroscleróticos não aumentará com a idade do paciente caso estiver associada a outros fatores de risco controlados.
C
O paciente apresenta hipertensão arterial sistêmica não controlada, o que aumenta o risco de eventos cardiovasculares ateroscleróticos.
D
O diabetes melito aumenta o risco de eventos cardiovasculares ateroscleróticos para o paciente independentemente de ser classificado como do tipo I ou II.
E
A cessação do exercício físico aeróbico diminui o risco de eventos cardiovasculares ateroscleróticos para o paciente em questão, uma vez que ele já possui manifestações clínicas de doença aterosclerótica.