Paciente realizou tratamento cirúrgico definitivo das lesões abdominais, pélvicas e de extremidades. Foi encaminhado para UTI, porém evolui com sangramentos em óstios dos cateteres, em curativos, tanto em abdome, quanto de extremidades e de ferimento corto-contuso em dorso. Em curso infusão, de ácido tranexâmico de manutenção.
Tomografia de crânio do paciente acima evidenciou somente hemorragia subaracnoide incipiente, sem efeito de massa significativo. Sobre o traumatismo cranioencefálico (TCE) desse paciente, a assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2024
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia do Aparelho Digestivo
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Tomografia-cranio282e5b8a7e
ANULADA
A
Trata-se de TCE grave, sem indicação de infusão de corticoide e com indicação de manter normocapnia (pCO₂ alvo de 35 a 45 mmHg).
B
Trata-se de TCE grave, sem indicação de infusão de corticoide e com indicação de manter normocapnia (pCO₂ alvo de 35 a 45 mmHg).
C
Trata-se de TCE grave com indicação de infusão de corticóide por 24 h e hiperventilação profilática nas primárias 48 h, com alvo de pCO2 de 25 a 30 mmHg. Após esse período, manter normocapnia (pCO₂ alvo de 35 a 45 mmHg).
D
Trata-se de TCE grave, sem indicação da infusão de corticoides, porém com indicação de hiperventilação profilática nas primárias 48 h, com alvo de pCO₂ de 25 a 30 mmHg. Após esse período, manter normocapnia (pCO2 alvo de 35 a 45 mmHg).