Toracostomia é a abertura ou orifício feito na parede do tórax, onde se tem a inserção de um tubo plástico, para drenar o fluido que se encontra na cavidade pleural, decorrente de um trauma ou até mesmo de processo infecto contagioso. Quando nos deparamos com trauma penetrante de tórax, devemos ficar atentos quanto à reposição de fluidos para manutenção da homeostase do paciente. A penetração de feridas torácicas anteriores medialmente à linha do mamilo e feridas posteriores mediais à escápula, devem alertar o médico para a possível necessidade de toracotomia devido ao potencial dano aos grandes vasos, estruturas hilares e ao coração, com o potencial associado para tamponamento cardíaco. Não execute toracotomia a menos que um cirurgião, qualificado por treinamento e experiência, esteja presente. São critérios de Toracotomia de urgência:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2021
Residência (Acesso Direto)
Toracostomia-e1200bc6f546
A
Drenagem inicial de menos de 1.500 mL de fluido (sangue) no momento da drenagem, mas com sangramento contínuo, independentemente do volume hora/drenado.
B
Drenagem inicial de 800mL de fluido (sangue) com taxa de perda contínua de sangue de 100 mL/h por 4 horas pós- drenagem e FAST positivo.
C
Drenagem inicial de 1.200mL de fluido (sangue) com taxa de perda contínua de sangue de 200 mL/h por 3 horas pós- drenagem.
D
Drenagem inicial de 1.000mL de fluido (sangue) com taxa de perda contínua de sangue de 100 mL/h por 3 horas pós- drenagem e escape aéreo contínuo.