Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Trabalhador-construca1077f269791
Trabalhador da construção civil, sexo masculino, 40 anos, vítima de queda de andaime de cerca de 3 metros, foi atendido no HPS 28 de Agosto em franco choque hipovolêmico devido a fratura de bacia e de fêmur esquerdo. Não havia lesões significativas em crânio, tórax e cavidade peritoneal. O paciente foi submetido a controle da hemorragia com transfusões de hemoderivados, empacotamento pélvico e fixação das fraturas, sendo encaminhado à UTI. À admissão observou-se hemoglobina 7g/dl, hematócrito 21%, 22.000 leucócitos com 80% de polimorfonucleares, gasometria com pH 7.3, HCO3 mEq/l e Excesso de Base de -6, lactato 4,5mmol/L e potássio 5,8mEq/l. Sobre o caso, assinale a alternativa INCORRETA:
A
O uso do ácido tranexâmico está contraindicado para o caso acima devido ao resultante aumento da permeabilidade capilar e hiperestimulação da resposta inflamatória.
B
A extensa lesão tecidual associada a ativação desordenada de neutrófilos, produção de citocinas pró-inflamatórias, ativação do sistema de complemento e de células endoteliais podem resultar em predisposição a falência de múltiplos órgãos mesmo na ausência de infecção.
C
A leucocitose observada neste momento não é secundária a infecção, no entanto a resposta inflamatória sistêmica resulta em imunodepressão e maior predisposição a sepse.
D
A hiperpotassemia observada é secundária a lesão tecidual associada a transfusão de hemoderivados e pode ser agravada caso o paciente evolua com insuficiência renal aguda.