Traqueostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na abertura da parede anterior da traqueia, comunicando-a com o meio externo, tornando a via aérea pérvia. A primeira traqueostomia bem sucedida foi relatada em 1546, atribuída a Brasavola. Apesar desse sucesso, a traqueostomia foi raramente realizada nos séculos seguintes, pois se acreditava que qualquer procedimento na traqueia era de elevado risco de óbito. Atualmente, com os avanços tecnológicos, a traqueostomia está amplamente difundida como um procedimento médico, simples e eficaz, com indicações precisas e com técnica bem estabelecida. Com relação às traqueostomias, é correto afirmar:
Questão
AL - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Traqueostomia-e939b92ab69
A
a primeira troca da cânula somente deve ocorrer seguramente a partir do trigésimo dia de pós-operatório, quando a fibrose ao redor da cânula promove uma comunicação entre a pele e o orifício traqueal.
B
a parada respiratória ocorre quando se oferece, durante o ato cirúrgico, aporte de oxigênio para o paciente com hipoventilação.
C
a abertura da traqueia deve ser feita do 4º ao 5º anel traqueal, pois, acima do quarto anel, aumenta-se o risco de estenose sub-glótica.
D
dentre as complicações tardias, ocorridas após o sétimo dia de pós-operatório, podemos observar a infecção da ostomia.
E
a retirada da cânula de traqueostomia não está indicada em crianças.