Traqueotomia é um procedimento usado para pacientes que necessitam de ventilação mecânica prolongada para reduzir o risco de dano à laringe, auxiliar na ventilação e higiene pulmonar e melhorar o conforto do paciente e os cuidados orais. Com relação à traqueotomia, assinalar a alternativa CORRETA:
Questão
ES - Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde - ICEPI
2022
Residência (Acesso Direto)
Traqueotomia-e420ff8f0be
A
Como regra, a conversão para traqueotomia deve ocorrer depois de 3 dias de entubação, não ultrapassando 1 semana.
B
Aspiração crônica, obstrução aguda das vias aéreas secundária a trauma facial ou laríngeo, ou infecções profundas dos espaços cervicais ou no perioperatório durante a ablação radical de câncer são algumas das indicações de traqueotomia.
C
termo traqueotomia implica formação de uma abertura permanente que fica aberta após a remoção do tubo, sendo necessário fechamento da pele por sutura.
D
O termo traqueostomia implica formação de uma abertura que se fechará espontaneamente, uma vez retirado o tubo, com fechamento por segunda intenção geralmente após 5 a 7 dias.
E
Complicações como sangramento, aspiração, pneumotórax, pneumomediastino, lesão do nervo laríngeo recorrente e hipóxia não estão associadas à traqueotomia.