Três pessoas morreram em consequência de uma explosão em uma usina siderúrgica localizada no município de Ouro Branco, região central de Minas gerais, distante 116 quilômetros de Belo Horizonte. O acidente aconteceu em 15 de agosto deste ano e ocorreu quando um grupo trabalhava na manutenção da parte inferior da coqueria 2 da usina — um forno em que se produz o coque, derivado de carvão mineral essencial à fabricação do aço. Duas pessoas, um funcionário da empresa e um integrante de uma empreiteira, morreram na hora e um terceiro trabalhador morreu 18 dias após o acidente. Outras 10 pessoas foram encaminhadas para hospitais em Ouro Branco e em Belo Horizonte. Considerando serem as vítimas trabalhadores com contratos de trabalho regidos pela Consolidação das leis do Trabalho (CLT), é CORRETO afirmar que:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2018
Residência (Acesso Direto)
Tres-pessoas-morreram1324a8882cb
ANULADA
A
A assistência médica dos trabalhadores vítimas do acidente deve, nos termos da lei, ser custeada pela empresa.
B
As empresas contratantes devem emitir a Comunicação de Acidentes de Trabalho para as vítimas fatais imediatamente à ocorrência do óbito.
C
As viúvas dos trabalhadores mortos têm direito ao pecúlio por acidente de trabalho pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
D
Caso o Ministério do Trabalho comprove, na investigação do acidente, que houve negligência da empresa com as condições de segurança no trabalho, esta será obrigada a indenizar as famílias dos trabalhadores mortos.