O Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é uma das condições médicas de mais difícil suspeição clínica e diagnóstico. Pacientes com TEP podem se apresentar com uma miriade de sinais e sintomas, desde dor torácica inespecífica até franco choque obstrutivo. Sendo assim, faz-se necessário o auxílio de escores de probabilidade pré-teste conjugados com exames séricos e de imagem. Um dos escores mais utilizados é o de Wells e entre as propedêuticas complementares mais comuns estão o d-dímero e a angiotomografia (angioTC) de tórax. Ademais, mais recentemente, foi validado o escore PERC (Pulmonary Embolism Rule-Out Criteria), que pode ser utilizado em conjunto com o Wells em certos cenários clínicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as condutas aplicadas para cada escore de Wells.
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2023
Residência (Acesso Direto)
Tromboembolismo119de2cbac5
A
Wells de 0 ou 1: aplicar o escore PERC. Wells de 2 a 6: solicitação de d-dímero. Wells maior ou igual a 7: solicitação de angioTC de tórax.
B
Wells de 0 ou 1: solicitação de d-dímero. Wells de 2 a 6: aplicar o escore PERC. Wells maior ou igual a 7: solicitação de angioTC de tórax.
C
Wells de 0 ou 1: solicitação de d-dímero. Wells de 2 a 6: solicitação de angioTC de tórax. Wells maior ou igual a 7: aplicar o escore PERC.
D
Wells de 0 ou 1: solicitação de angioTC de tórax. Wells de 2 a 6: solicitação de d-dímero. Wells maior ou igual a 7: aplicar o escore PERC.