A Tuberculose (TB) persiste como grande desafio para a saúde pública. A crise sanitária e social agravada pela pandemia decorrente da Covid-19 continua a ter um impacto negativo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da tuberculose. Houve uma redução no número de notificações de pessoas diagnosticadas com TB em 2020 e 2021 , levando a um aumento do número de pessoas com TB não diagnosticadas e não tratadas. Como consequência, espera-se que ocorra aumento da transmissão comunitária da infecção e, consequentemente, um aumento no número de pessoas desenvolvendo TB nos próximos anos. A respeito da tuberculose, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Tuberculose-TB1026c720089
A
A forma mais frequente de tuberculose extrapulmonar em pacientes HIV positivos e crianças é a forma cerebral meníngea.
B
Para o tratamento da tuberculose meníngea ou osteoarticular é necessário tratamento com Rifampicina, Isoniazida, Etambutol e Pirazinamida por 2 meses, seguido por Rifampicina e Isoniazida por 8 meses, totalizando 10 meses de tratamento e sem associação de corticoterapia.
C
O PPD e o IGRA fazem parte da investigação diagnóstica, sendo o PPD um teste cutâneo e o IGRA realizado em amostra de sangue, sendo que o IGRA apresenta algumas vantagens em relação ao PPD, por exemplo, não há necessidade que o paciente retome ao laboratório para leitura e interpretação dos resultados, trata-se de um teste in vitro, além de não ser afetado por vacinação prévia por BCG ou por infecção por outras espécies de micobactérias.
D
Deve-se estar atento às complicações relacionadas ao tratamento da tuberculose, como a deficiência de vitamina B12 associada ao uso de isoniazida e hepatotoxicidade relacionada ao etambutol, sendo este o seu principal efeito adverso.
E
A tuberculose meníngea ocorre geralmente em pacientes imunossuprimidos, levando a um quadro idêntico à encefalite herpética, com quadro de confusão mental, febre e líquor com celularidade aumentada de predomínio neutrofílico, proteinorraquia e glicose normal e RM de crânio sem alterações.