Em uma Unidade Básica de Saúde, OMP, 25 anos, gênero feminino, apresenta queixa de sintomas respiratórios, cefaleia, ao exame observa-se tosse, dor e pressão facial, congestão nasal, secreção nasal e retronasal. Os sintomas iniciaram há 3 dias. Refere não possuir diagnóstico de doenças de base, nem alergias. Apresenta ausculta pulmonar sem alterações. A terapia medicamentosa mais indicada para esse caso é
Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Unidade-Basica-Sau-OMP61f75f2e3c
A
solução salina para lavagem nasal, analgésicos, penicilina benzatina intramuscular uma dose, que deve ser repetida na semana seguinte caso os sintomas persistam.
B
tratamento oral com penicilina por 10 dias completos.
C
solução salina para lavagem nasal, analgésicos, uso de mucolíticos para tornar a secreção menos espessa e reduzir o gotejamento pós nasal e azitromicina 500 mg ao dia por 3 dias.
D
solução salina para lavagem nasal, analgésicos, uso de mucolíticos para tornar a secreção menos espessa e reduzir o gotejamento pós nasal, e fluoroquinolonas como o ciprofloxacino 500 mg de 12 em 12 horas por 7 dias.
E
solução salina para lavagem nasal e analgésicos para controle de sintomas, que pode ser acompanhada de glicocorticoides tópicos para diminuir inflamação da mucosa e drenar melhor os seios da face.