“Unidades de saúde de Vitória oferecem pré-natal para homens O serviço é ofertado nas unidades de saúde de Andorinhas, Consolação, Jesus de Nazareth, Resistência e Praia do Suá. Por Victoria Varejão e Gabrielle Manganeli, G1 ES 07/12/2017 Unidades de saúde de Vitória oferecem pré-natal para homens Algumas unidades de saúde de Vitória oferecem o serviço de pré-natal para homens. A oferta é baseada no eixo "Paternidade e Cuidado" da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo do programa, normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011, é motivá-los a também participar do pré-natal, fazendo um conjunto de exames preventivos realizados pela parceira no início da gestação. Trata-se de uma possibilidade de o homem poder acompanhar o desenvolvimento e crescimento do filho, preparar-se para a paternidade e, ao mesmo tempo, ter acesso aos serviços de saúde. O pré-natal masculino é ofertado nas unidades de saúde de Andorinhas, Consolação, Jesus de Nazareth, Resistência e Praia do Suá. Como funciona Ao obter o resultado positivo no teste de gravidez em uma unidade de saúde, a mulher é vinculada à rotina do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). É esse o momento que o Ministério da Saúde recomenda que se proponha a realização de exames e testes também pelo homem. No pré-natal, o homem realiza exames de rotina, testes rápidos e tem a carteira de vacinação atualizada. Entre os exames, estão sorologia para hepatites B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol e pressão arterial. Ele recebe informações sobre o risco e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, sobre a possibilidade de realização da cirurgia de vasectomia e, caso necessário, são solicitadas consultas complementares e outros exames preventivos, como de próstata. A realização dos testes e a adesão ao tratamento do parceiro com sífilis ou HIV tem grande importância na diminuição do risco de contágio da mãe para a criança.” https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/unidades-de-saude-de-vitoria-oferecem- pre-natal-para- homens.ghtml O texto acima ilustra medidas tomadas em busca de alcançar os objetivos do atendimento pré-natal abordando aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas. Avalie as afirmações abaixo quanto à assistência pré- natal:
I. Em gestantes HIV +, o AZT injetável é indicado para a prevenção da transmissão vertical e deve ser administrado durante o início do trabalho de parto, ou até 3 (três) horas antes da cesariana eletiva, até o clampeamento do cordão umbilical.
II. Em relação à sífilis, os testes não treponêmicos (VDRL por exemplo) devem ter seu resultado expresso em fração (1:2, 1:4, 1:64 e assim sucessivamente) e são importantes para o diagnóstico e monitoramento da resposta ao tratamento, uma vez que a queda, manutenção ou elevação das titulações indicam a evolução terapêutica.
III. A testagem para sífilis está preconizada na gestação na 1ª consulta de pré-natal, idealmente no 1º trimestre, no início do 3º trimestre (a partir da 28ª semana), no momento do parto ou em caso de aborto, exposição de risco e violência sexual. Em todos os casos de gestantes, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste reagente, treponênico ou não treponêmico, sem aguardar o resultado do segundo teste.
IV. O esquema vacinal para a hepatite B com três doses está recomendado durante a gestação para todas mulheres sem histórico de vacinação ou com esquema vacinal incompleto.
É correto o que se afirma em: