Questão
Estratégia MED
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
V-S-M-fotografo-com-4223098fd4b10
V.S.M., fotógrafo com 42 anos de idade, procura atendimento em Unidade Básica de Saúde. Relata que mudou de endereço recentemente, e que deseja manter acompanhamento médico em unidade próxima a sua nova residência. Informa que há cerca de trinta dias foi diagnosticada infecção por HIV, e que ainda não iniciou o tratamento com antirretrovirais. É sedentário, nega tabagismo ou uso de drogas ilícitas, mas consome cerca de duas latas de cerveja cinco dias por semana. Informa também que não tem parceria sexual fixa; teve dois parceiros sexuais no último ano, e nem sempre usa preservativo. Diz que não apresenta nenhum sintoma atualmente, com exceção de uma ferida em região genital que surgiu há cerca de uma semana, que não o preocupou muito por não ser dolorosa. Ao exame físico, nota-se uma úlcera única com cerca de cinco milímetros de diâmetro em glande, com bordas elevadas e endurecidas e fundo limpo.

Trouxe resultado de exames realizados há dois dias: hemoglobina = 10,5 g/dl; leucócitos = 9.500/mm3 (30% de linfócitos); plaquetas = 180.000/ mm3; creatinina = 0,9 mg/dL; ALT = 28 U/L; AST = 30 U/L; VDRL não reagente; anti-HBc total não reagente; anti-HBs não reagente; anti-HCV não reagente; prova tuberculínica negativa; radiografia de tórax sem alterações; contagem de linfócitos T – CD4+ = 550 céls/mm³; carga viral do HIV = 10.000 cópias/mL.

De acordo com as informações descritas acima, assinale a alternativa correta:
A
Anemia é um efeito adverso do tenofovir, portanto esse medicamento deve ser evitado na composição do esquema de tratamento antirretroviral desse paciente.
B
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame treponêmico e de elevada sensibilidade para sífilis. No entanto, não podemos afastar a hipótese diagnóstica dessa doença, já que esse método diagnóstico leva em torno de quatro a seis semanas, após o início dos sintomas, para apresentar resultado positivo.
C
Esse paciente deve receber tratamento para infecção latente da tuberculose (ILTB), mesmo com prova tuberculínica negativa, já que a imunossupressão causada pela infecção por HIV frequentemente resulta em resultados falsos negativos.
D
Caso a hipótese diagnóstica de sífilis seja confirmada, esse paciente deve receber penicilina benzatina 2.400.000 UI intramuscular em dose única, e não estaria indicada a realização de punção lombar para investigação de acometimento do sistema nervoso central pela sífilis.
E
O tratamento antirretroviral deve ser iniciado com a associação de tenofovir, lamivudina e efavirenz.