Vendedora autônoma de produtos cosméticos, de 55 anos, casada, com dois filhos (de 18 e de 20 anos), vem para retorno de rotina na unidade básica de saúde, para acompanhamento de seu sobrepeso. Durante a consulta com o médico, relata estar se sentindo cansada com mais intensidade e frequência nos últimos dois meses, além de não conseguir dormir direito à noite, ter dificuldade de se concentrar e sentir-se mais triste que seu habitual na maior parte dos dias. Nega outras queixas e nega ideação suicida. Refere ter sentido algo parecido há cerca de 5 anos, mas de maneira menos intensa e por menos tempo. Conta também que fuma um cigarro todo dia na hora do almoço, a não ser que esteja em local onde é proibido fumar e aí só vai fumar no dia seguinte. Ao exame físico apresenta IMC de 28Kg/m², sem outras alterações ao exame físico. Qual é a conduta mais adequada a tomar nesta situação?
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2019
Residência (Acesso Direto)
Vendedora-autonoma158863422e5
A
Informar a paciente que ela tem depressão e tabagismo, introduzir bupropiona 150 mg/dia com orientação para aumentar para 300 mg/dia após três dias, solicitar dosagem de TSH e marcar nova consulta em 1 mês.
B
Introduzir diazepam 10 mg/dia à noite, informando à paciente que a medicação vai lhe ajudar a dormir melhor, solicitar dosagem de TSH, encaminhar para o psicólogo e marcar nova consulta em 2 meses
C
Informar a paciente que ela tem depressão e tabagismo, introduzir nortriptilina 25 mg/dia com aumento para 50 mg/dia após 1 semana, solicitar dosagem de T4 e marcar nova consulta em 2 meses.
D
Perguntar à paciente se está acontecendo algum problema ou alguma dificuldade na sua vida que a está incomodando no momento, sugerir experimentar fazer atividade física leve - como caminhada - para se sentir melhor, solicitar dosagem de TSH e marcar nova consuta em 1 mês