Vítima de colisão de motocicleta com automóvel, um homem de 20 anos chega ao pronto-socorro, trazido pelo Resgate, imobi- lizado, estável, eupneico e consciente (Glasgow 15). Apresenta extensa laceração de períneo, com exposição da musculatura do assoalho pélvico, do testículo esquerdo e da base do pênis. O esfíncter anal está preservado, mas hipotônico. Tem fratura de membro inferior direito, com pulso distal presente e motricidade preservada. Não foram achadas outras lesões. Vai ser abordado, no centro cirúrgico, pela Cirurgia Geral e pela Ortopedia. Medidas preconizadas no tratamento cirúrgico inicial do trauma perineal complexo deste paciente, além da hemostasia e da limpeza exaustiva do ferimento:
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2019
Residência (Acesso Direto)
Vitima-colisa1042a7daee6
A
Desbridamento dos tecidos desvitalizados e retalho de avanço miocutâneo parafechamento do defeito perineal.
B
Desbridamento dos tecidos desvitalizados, sigmoidostomia e rotação de retalhomiocutâneo para fechamento do períneo.
C
Desbridamento dos tecidos desvitalizados, colostomia em ângulo hepático,cistostomia se a sondagem vesical não for possível e programação de curativos seriados em centro cirúrgico.
D
Aproximação das margens da ferida o melhor possível, com pontos hemostáticos;vigilância quanto à necessidade de nova intervenção, por isquemia com necrose tecidual ou infecção.
E
Desbridamento amplo e reconstrução perineal o mais funcional possível.