Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2023
Residência (Acesso Direto)
Voce-e-chamado-para124d5c27de6
Você é chamado para avaliar uma paciente de 60 anos, obesa e diabética, que está internada há 3 dias devido a quadro de dor tipo cólica em HD, irradiada para o dorso, associada a vômitos, após ingesta de alimentação rica em gordura. Refere episódios semelhantes prévios que melhoraram com analgesia no domicílio. Na sua admissão, foi realizada ultrassonografia de abdome que evidenciou vesícula biliar de paredes espessadas e cálculo de 1,5cm impactado em infundíbulo, sendo internada para tratamento clínico com dieta zero e analgesia. Neste momento, queixa de manutenção do quadro doloroso e náuseas. Nega febre desde o início do quadro. Seu estado geral é bom e encontra-se eupneica, afebril, anictérica e normotensa. Seu abdome é globoso, doloroso à palpação profunda em HD, com sinal de Murphy positivo e plastrão palpável. Sobre a avaliação e proposta terapêutica desta paciente, assinale a alternativa CORRETA: 
A
A falha no tratamento clínico foi devida a ausência de prescrição de antibióticos na admissão.
B
A ausência de febre e de comprometimento sistêmico sugere que podemos seguir com o tratamento clínico, estando indicada a investigação diagnóstica com ressonância magnética de vias biliares.
C
O quadro agudo sem remissão com o tratamento clínico, em paciente obesa, na sexta década de vida, contraindica a abordagem laparoscópica no caso acima.
D
O quadro descrito acima possivelmente evoluiu com elevação das titulações séricas das transaminases e proteína C reativa, com bilirrubinas, fostatase alcalina e gama GT sem alterações relevantes.