Você é médico do PSF de Cabedelo, cidade vizinha a João Pessoa. David, é um paciente que você acompanha a 6 meses, tem 58 anos, com esquecimento, que vem piorando progressiva e lentamente. Além disso, o paciente é hipertenso, usa hidroclorotiazida, e vem apresentando tosse seca há 3 dias, que atribui ao ar condicionado. Refere ter tido asma quando criança. Ao atendê-lo a primeira vez, o paciente já vinha com uma solicitação de uma Tomografia Computadorizada de Crânio que já está há 5 meses sem conseguir marcar. A gerente da Atenção Básica liga para você preocupada com a marcação de uma Tomografia Computadorizada que é realizar no APAC (autorização de procedimento de alto custo), mas que o município de João Pessoa não está marcando e diz não ser responsabilidade dele. A gerente pede a sua ajuda pois trabalha há apenas 1 semana no município, e não sabe como proceder. Pensando nas diversas ferramentas que pode-se utilizar no cuidado, como a abordagem centrada na pessoa, a clínica ampliada e a construção de projetos terapêuticos singulares, responda a alternativa correta:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Voce-e-medico-PSF178159750cd
A
A construção de Projetos Terapêuticos Singulares deve ser realizado entre médicos, podendo contemplar os diferentes níveis de complexidade.
B
As dificuldades encontradas na marcação de exames e especialidades, impedem que a equipe de saúde discuta o cuidado desse paciente.
C
Na abordagem centrada na pessoa, é fundamental que se compreenda os sentimentos, as funções e as expectativas do paciente sobre seus problemas.
D
A clínica ampliada pressupõe que você, como médico do posto, deverá também resolver os problemas do paciente na marcação dos exames.
E
Nenhuma das respostas está correta.