Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2024
Residência (Acesso Direto)
Voce-e-medico-SAMU-foi153ce4288e7
Você é médico do SAMU e foi solicitado para realizar a transferência de uma gestante da Unidade de Saúde para uma maternidade de referência. A paciente em questão, tem 35 anos, G3P2 (dois partos vaginais), hipertensa crônica com difícil adesão ao tratamento recomendado, história de pré-eclâmpsia nas duas últimas gestações. Ela chegou à Unidade de Saúde com 33 semanas e 5 dias, queixando-se de dores em baixo ventre, sangramento transvaginal importante e informando diminuição dos movimentos fetais há 1 dia. Ao exame físico, o colega da unidade identificou PA: 110x70mmHg, FC: 128bpm; hipertonia uterina, BCF ausente, dilatação de 7cm, sangramento transvaginal importante com coágulos. A paciente traz um US de 30/10/23 com Peso fetal de 1400g com idade gestacional de 33 semanas (abaixo do percentil 3 para a idade gestacional), BCF: 130bpm. Durante o trajeto, a paciente evolui para parto vaginal com feto em óbito.



Sobre o preenchimento dessa declaração de óbito, é correto
A
Deverá ser emitida pelo médico da Unidade de Saúde, pois era o médico assistente dessa paciente.
B
Como não se tem certeza da data do óbito, essa declaração deve ser emitida por médico do Serviço de Verificação de Óbitos, após realização de necropsia.
C
A causa básica do óbito deve ser inserida no item “a” da Parte 1, assim, a maneira correta de seu preenchimento é: Parte 1: a. Síndrome Hipertensiva Materna; b. Descolamento Prematuro de Placenta; c. Anóxia intrauterina. Parte 2. Restrição de crescimento intrauterino.
D
A emissão dessa declaração de óbito é de responsabilidade do médico da ambulância e a maneira correta de seu preenchimento é: Parte 1: a. Anóxia intrauterina; b. Descolamento Prematuro de Placenta; c. Síndrome Hipertensiva Materna. Parte 2. Restrição de crescimento intrauterino.