Você é médico em uma Unidade de Saúde da Família (USF) e durante a reunião para discutir o seguimento das famílias uma ACS informa que está preocupada, pois tem dificuldades para acessar os membros que moram em um domicílio, uma vez que só é recebida no portão e a família mostra-se muito fechada. Nos contatos que a equipe teve com os membros da família, percebeu uma dinâmica familiar conflituosa, clima hostil e pouca adesão às orientações feitas pela equipe: Você então realiza uma visita domiciliar e é recebida pela mulher, que não se mostra confortável com a sua presença, diz que quando precisar buscará a USF e pede para que você seja breve na sua visita. Você então suspeita de violência doméstica e convida a paciente a buscar a USF, caso necessite. Diante do quadro você deverá
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2020
Residência (Acesso Direto)
Voce-e-medico-Unidade138bf28cf43
A
notificar a suspeita de violência doméstica na ficha de Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada.
B
comunicar o caso à Delegacia de Defesa da Mulher da cidade ou região, com intuito de proteger a mulher de uma possível agressão física.
C
influenciar a mulher na tomada de decisões, uma vez que ela está em situação de alta vulnerabilidade e apresenta-se pouco reativa.
D
convocar a família para realizar uma entrevista familiar, uma vez que é papel do Médico de Família e Comunidade tratar todos os membros da família.