Você é médico de família e comunidade na sua unidade de saúde há dois anos. Hoje, vai atender Eduardo, de cinco anos, que sempre é trazido pela sua mãe Vanessa. Ele tem um histórico de diversas consultas nos últimos dois anos, desde alergia de pele, dor de ouvido, febre sem foco específico, diarreia, entre outros. Na consulta de hoje, Vanessa está muito nervosa dizendo que há uma semana Eduardo anda muito sonolento, inapetente e não querendo mais brincar. Ao ser questionada, a mãe diz que não relaciona os sintomas com nada específico que esteja acontecendo. Ao exame, a criança está hipocorada e desidratada, pouco interativa, frequência cardíaca e respiratória normais, ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Você já conhece Vanessa, sabe que ela é uma pessoa muito ansiosa e que tem um histórico de automedicar Eduardo a qualquer sinal de sintoma. A vinda da criança mais uma vez nesse mês te causa estranhamento e você começa a suspeitar de Síndrome de Munchausen por Procuração. Qual alternativa abaixo é mais adequada acerca dessa sua hipótese diagnóstica?
Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
Voce-e-medico-familia17580d318ee
A
Essa é uma doença psiquiátrica em que o paciente, de forma compulsiva e deliberada, inventa, simula ou causa sintomas de doenças sem que haja uma vantagem óbvia para essa atitude.
B
Essa síndrome ocorre pela indução de sintomas, ou seja, não basta, por exemplo, a mãe mentir que a criança teve febre, - sendo que, no caso de Eduardo, é provável que se trate de um caso de desidratação por restrição da oferta de líquidos.
C
É considerada uma forma de violência contra a criança, na qual o agressor, mais frequentemente a mãe, de forma compulsiva e deliberada, simula ou inventa uma doença na criança.
D
Apesar de ser um diagnóstico difícil e, portanto, muitas vezes tardio, ele não traz morbimortalidade para a criança, visto que a mãe da criança é que precisa de acompanhamento psiquiátrico.