Você é médico assistente do PS do hospital municipal de Santo André e atendeu o Sr. Geraldo, 34 anos, que trabalha como açougueiro. O paciente informou que está no emprego há 4 meses e acaba de se acidentar. Apresenta ferimento corto contuso em falanges proximal e média do 2° QDE, quando realizava cortes em carne de suínos. Você preencheu um atestado, informando corretamente o procedimento realizado (sutura), aplicação de antitetânica e solicitação de afastamento do trabalho por 30 dias. Analise as alternativas abaixo e assinale a orientação correta a ser dada ao paciente:
Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2019
Residência (Acesso Direto)
Voce-e-medico93ea8adc95
A
A Comunicação de Acidente de Trabalho (C.A.T.) não poderá ser emitida, pois oacidentado trabalha na empresa há menos de 12 meses.
B
O evento deve gerar a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (C.A.T.), e oacidentado poderá usufruir do direito legal à estabilidade no emprego após o acidente de trabalho por um período de 12 meses, a partir da cessação de benefício do INSS.
C
O empregador irá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (C.A.T.), mas o acidentado não terá direito legal à estabilidade, por trabalhar na empresa há menos de 12 meses.
D
Pela lei, a empresa (açougue) não é obrigada a emitir a C.A.T., pois o empregador fornece o equipamento de proteção individual (E.P.I.) adequado para a execução das suas tarefas,como por exemplo as luvas, o que poderia ter contribuído para evitar o acidente se o paciente as estivesse utilizando.